twitter

Vítor Oliveira queria reforma do futebol português antes da retoma

Vítor Oliveira queria reforma do futebol português antes da retoma
Fotografia

Publicado em 01 de maio de 2020, às 20:06

O plantel do Gil Vicente vai retomar os treinos no relvado na segunda-feira, ainda que de forma condicionada e com redobradas indicações de distanciamento entre os atletas.

O treinador Vítor Oliveira, que orienta o Gil Vicente, da I Liga, defendeu hoje que o futebol português devia aproveitar a paragem imposta pela pandemia de covid-19 para resolver problemas estruturais antes da retoma competitiva.

«Seria importante parar tudo e aproveitarmos esta situação desagradável para redefinir regras no futebol, pôr mais seriedade e resolver todas as situações que sabemos que estão mal. A verdade desportiva não tem qualquer influência, mas unicamente o aspeto financeiro e não vemos ninguém a querer resolvê-lo», referiu o experiente técnico, de 66 anos, numa conversa transmitida nas redes sociais da Câmara Municipal de Matosinhos.

Priorizando uma reforma completa dos quadros competitivos e a centralização dos direitos televisivos, que “traria muito mais dinheiro para todos”, Vítor Oliveira lembrou as dificuldades financeiras evidenciadas pelos clubes desde a paragem dos campeonatos em 12 de março, devido à ausência de “critérios bem definidos nos orçamentos”.

«O futebol parou e num mês depois não havia dinheiro para pagar os ordenados. Numa indústria que movimenta tantos milhões parece algo inexplicável que o dinheiro tenha desaparecido completamente de um momento para o outro. Temos de criar condições para que os clubes se possam sustentar e ter credibilidade a todos os níveis, em prol de um futebol mais equilibrado, seguro e que dê confiança às pessoas», observou.

   

O Governo autorizou hoje a retoma à porta fechada da I Liga a partir de 30 e 31 de maio, no âmbito do plano de desconfinamento da pandemia de covid-19, decisão insuficiente para convencer Vítor Oliveira, consciente de que a evolução do novo coronavírus ainda não permite olhar para a retoma do futebol profissional como “uma prioridade”.

«Os jogadores chegam de uma paragem inédita e não sabemos como vão reagir. Também não sabemos onde vamos jogar e estamos em desigualdade, porque há clubes com cinco e seis relvados e outros não sabem onde podem treinar e têm problemas infraestruturais. É uma experiência nova e seremos capazes de dar uma boa resposta», afiançou.

Incluída nas medidas de desconfinamento aprovadas hoje em Conselho de Ministros, a retoma do campeonato ainda está sujeita à aprovação por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS) de um plano sanitário apresentado ao Governo pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, conforme explicou o primeiro-ministro António Costa.

«Nós ouvimos um especialista a dizer uma coisa às 21:15 a dizer uma coisa e outro a dizer outra coisa às 22:30. Não sabemos o que é que pode acontecer num jogo de contacto, onde os jogadores vão ao limite da sua capacidade física. Vamos dar início à preparação, mas não aos jogos e penso que será difícil que eles se realizem», alertou.

O plantel do Gil Vicente vai retomar os treinos no relvado na segunda-feira, ainda que de forma condicionada e com redobradas indicações de distanciamento entre os atletas, após ter cumprido 19 dias de férias intercalados com a pandemia de covid-19 e realizado os testes de despistagem à doença na quinta-feira.


Autor: Pedro Vieira da Silva / Lusa