twitter

MP acusa 13 arguidos de fraude fiscal que terá lesado Estado em 3,3 ME

MP acusa 13 arguidos de fraude fiscal que terá lesado Estado em 3,3 ME
Fotografia

Publicado em 29 de abril de 2020, às 02:14

Tribunais.

O Ministério Público (MP) de Braga acusou 13 arguidos de fraude fiscal qualificada, por alegadamente terem lesado o Estado em mais de 3,3 milhões de euros, "usando" sociedades comerciais com sedes em Cabeceiras de Basto, Paredes e Fafe.

Em nota hoje publicada na sua página, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto refere que os arguidos são os sócios gerentes das sociedades e as próprias sociedades.

O MP considerou indiciado que os arguidos, agindo em conjunto, incorporaram, de forma sistemática e reiterada, na contabilidade de duas das sociedades, faturas emitidas em nome das outras sociedades, "não correspondentes a transações reais".

Para o efeito, terão forjado o conteúdo das faturas, "por forma a incluir na contabilidade das primeiras despesas que não foram efetivamente suportadas".

"Desta forma, obtiveram deduções de IVA a que não tinham direito e, bem assim, incluindo ali despesas que não foram efetivamente suportadas por aquelas, incrementaram os custos, diminuindo o lucro tributável e, consequentemente, o valor do imposto devido a título de IRC", acrescenta a acusação.

O Ministério Público requereu os arguidos sejam condenados a pagar ao Estado mais de 3,3 milhões de euros, por aquele ser o valor das vantagens obtidas com a prática do crime.


Autor: Redação / NC