Câmara Municipal de Famalicão está a receber 10 pedidos diários para apoio às rendas
Notícia em atualização
Os impactos económicos da pandemia já têm efeitos visíveis nas famílias de Vila Nova de Famalicão. Desde que abriu o período de candidaturas para apoio ao pagamento de rendas aos munícipes que tenham perdas significativas de rendimentos, a Câmara Municipal já recebeu uma centena de pedidos de ajuda, acaba de revelar o presidente do Excecutivo Municipal, Paulo Cunha.
«Em cerca de 10 dias, já temos cerca de 100 candidaturas. É um número que impressiona», disse Paulo Cunha, acrescentando que «as candidaturas estão agora a ser criteriosamente avaliadas».
O autarca famalicense, que falava numa videoconferência que se seguiu à reunião camarária desta manhã, estima que, «em breve, haverá, certamente, muitos mais pedidos [de apoio ao pagamento de rendas]».
Mas deixa claro que, embora «satisfeito» por as famílias carenciadas recorreram aos apoios lançados pelo Município para ajudar os munícipes, o presidente da autarquia famalicense sublinhou que «gostaria muito mais» e que «ficaria muito mais feliz se as medidas [de apoio social] não fossem necessárias».
Na reunião camarária de hoje, realizada por videoconferência, o Executivo Municipal aprovou por unanimidade, o reforço do Orçamento Municipal para 2020 com mais 2 milhões de euros para a área social, que «já concentra uma boa parte» do bolo orçamental.