Fotografia: Arquivo DM

Norte 2020 reforça apoio à investigação contra a Covid-19

Norte 2020 abre nova linha de 12 milhões para potenciar investigação no âmbito da Covid-19

Joaquim Martins Fernandes
21 Abr 2020

O Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte vai reforçar os apoios financeiros às empresas e unidades de investigação que estejam a desenvolver produtos da área da saúde que ajudem a combater a pandemia causada pelo SARS-CoV-2, revelou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Em comunicado publicado no seu portal de internet, a CCDR_N dá conta que «as empresas e entidades do sistema de inovação, como laboratórios, com investimentos em bens ou serviços relevantes para o combate à doença Covid-19 podem beneficiar de financiamento do NORTE 2020. Os concursos de acesso ao apoio decorrem até 29 de maio e somam a atribuição de fundos europeus de 12 milhões de Euros a investimentos em curso ou iniciados desde 1 de fevereiro».

O documento precisa que «em causa está o apoio ao desenvolvimento de medicamentos e tratamentos relevantes (incluindo vacinas), seus produtos intermédios, princípios farmacêuticos ativos e matérias-primas; dispositivos médicos e equipamento médico e hospitalar (incluindo ventiladores, vestuário e equipamento de proteção, bem como instrumentos de diagnóstico) e as matérias-primas necessárias; desinfetantes e seus produtos intermédios e substâncias químicas básicas necessárias para a sua produção e ferramentas de recolha e processamento de dados».

«O concurso Inovação Produtiva COVID-19 prevê o apoio a empresas que pretendam lançar, reforçar ou reverter as suas capacidades de produção de bens e serviços e inclui projetos de novos ou melhorados métodos de fabrico, de logística ou distribuição, bem como o aumento da produção. A taxa máxima do incentivo atribuído a fundo perdido é de 80 por cento e pode ser majorada em 15 pontos percentuais se o projeto for concluído no prazo de 2 meses», sublinha o comunicado.

O documento faz ainda saber que o concurso “I&D Empresas – COVID-19” dirige-se a empresas e entidades do sistema de inovação, como laboratórios, com investimentos em provas de conceito relativas a ideias ou protótipos que tenham resultado de projetos de ID realizados ou em curso, para fazer face ao COVID-19 e que estejam no processo de passagem para um produto comerciável, bem como projetos de construção ou modernização das infraestruturas de ensaio e otimização.





Notícias relacionadas


Scroll Up