Vídeo: Nuno Cerqueira

Lares são foco de preocupação em Braga.

Nuno Cerqueira
12 Abril 2020

O Lar de Idosos da Paróquia de Ferreiros, em Braga, foi esta manhã alvo de uma operação de desinfeção pelos Bombeiros Sapadores de Braga. A operação surge depois de terem sido detetados vários casos Covid-19, que levou inclusive à morte de três pessoas.

Segundo o diretor desta instituição particular de solidariedade social, padre Miguel Paulo Santos, revelou esta tarde a este jornal que «os bombeiros desinfetaram tudo o que lhes solicitamos».

«Ao todo seis quartos, onde passarão a estar todos aqueles utentes que apresentaram resultados negativos em exames da Covid-19», disse o padre.

Aquela valência social da zona Oeste da cidade de Braga tem vindo a adotar várias medidas, como a separação estanque dos casos positivos ou negativos dos seus utentes, de modo a minimizar as consequências da pandemia mundial que afeta especialmente os mais idosos e já provocou a morte de 22 cidadãos no concelho de Braga, metade dos quais internados em lares de acolhimento para pessoas de avançada idade que têm vindo a ser cada vez mais apoiados, em especial pela Câmara de Braga.

Uma dessas formas de auxílio é precisamente a desinfeção de lares, a cargo da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, que já realizou idênticas ações, nos Lares do Asilo de São José e da Irmandade de Santa Cruz, o que permite às autoridades ficar mais livre para fazer idênticas operações em concelhos onde não há capacidade instalada, pela parte de outras corporações de bombeiros ou que têm outras prioridades operacionais contra a pandemia.


Outros Vídeos

Scroll Up