Fotografia:

Covid-19 pode obrigar FC Marinhas a cancelar torneio infantil internacional

Previsto para meados de junho.

Nuno Cerqueira
12 Abr 2020

A situação de pandemia que Portugal vive face ao Covid-19 poderá adiar o Torneio Internacional de Futebol Infantil “Fernando Pilar Cunha”, que todos os anos se realiza nas Marinhas em junho, concelho de Esposende, e é organizado pelo Futebol Clube das Marinhas (FCM).

Ao acontecer, esta será a primeira vez na história do torneio, que este ano ia para a trigésima terceira edição, que tal facto acontece.

Mário Cardoso, direção do clube, refere a este jornal que a apresentação do torneio «foi adiada» devido à contingência que o país está a viver e que neste momento está «em cima da mesa «a forte possibilidade de ser cancelado»

«Já tínhamos as equipas todas confirmadas. Com um cartaz de luxo, com presença de mais continentes participantes», frisa Mário Cardoso.

O torneio, que também é uma homenagem constante à figura de Fernando Pilar Cunha, é um dos maiores eventos da modalidade, no escalão infantil, na Europa e o mais antigo torneio de futebol infantil do país.

Daí que todo os anos são milhares as pessoas, entre público, organização, atletas e entidades, que fazem do complexo desportivos das Marinhas, que adotou o nome do padre Avelino Peres Filipe, o centro infantil do futebol e com um impacto económico muito grande na região.

Os hotéis esgotam a capacidade no concelho de Esposende, a restauração enche-se de pessoas e as ruas das Marinhas têm mais gente a circular, beneficiando o comércio local.

«Mas não podemos arriscar com a saúde das pessoas», destaca Mário Cardosos, acrescentando ainda que a edição deste ano, a nível orçamental, «seria o mais dispendioso até agora»

«Durante este mês de abril será decidido. Temos oito equipas de topo, nacional e internacional, confirmadas. Quatro equipas de fora de Portugal e com os FC Porto, SL Benfica e Sporting CP assegurados no torneio. Se o torneio for cancelado será uma perda enorme», aponta ainda, sendo que uma das soluções que pode acontecer neste tipo de casos é o adiamento para outra data, ainda em 2020, mas cenário que Mário Cardoso refere ser «complexo» face «à sobrecarga das equipas, até mesmo com os miúdos que não seriam desta época».

O torneio internacional tem uma vasta cobertura mediática, com a imprensa nacional televisão a marcar, presença, até porque foi neste torneio que Cristiano Ronaldo ganhou o primeiro troféu individual da sua vida, como se pode ver num documentário lançado pelo clube.

«O Cristiano Ronaldo jogou o Torneio Internacional do Marinhas, em 1998, já ao serviço do Sporting CP, e foi o clube de Lisboa que venceu este torneio. Foi aqui, no campo do Marinhas que o melhor jogador do Mundo ergueu o seu primeiro troféu», lê-se no documentário.





Notícias relacionadas


Scroll Up