Fotografia: CMG

Guimarães cancela comemorações do 24 de Junho e Feira Afonsina

Covid-19.

Redação / NC
11 Abr 2020

As comemorações do 24 de Junho e a Feira Afonsina foram canceladas em Guimarães, no distrito de Braga, devido à pandemia covid-19, indicou hoje a autarquia.

“Esta medida resulta da evolução da situação pandémica que conduziu, designadamente, ao decreto do estado de emergência nacional e não permite antever a data em que serão levantadas as restrições atualmente vigentes em matéria de organização de eventos públicos suscetíveis de concentrar um número elevado de participantes num mesmo espaço”, refere a autarquia de Guimarães em comunicado.

A autarquia liderada pelo socialista Domingos Bragança acrescenta que “neste momento não estão reunidas condições sanitárias para, de forma responsável, manter a programação cultural prevista até ao verão”.

“De maior ou menor número [de adesão] implicaria sempre a concentração e proximidade de pessoas nos diversos espaços de apresentação”, especifica a Câmara de Guimarães, informa-se que o cancelamento da Feira Afonsina 2020 implica a revogação da deliberação de 09 de março de 2020 que aprovou as respetivas normas de participação.

O concelho de Guimarães, de acordo com o relatório epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), regista 174 casos de infeção pelo novo coronavírus.

Este anúncio surge numa altura em que outras cidades também têm vindo a cancelar festas e eventos, nomeadamente relacionados com as comemorações dos Santos Populares, como aconteceu com Lisboa e o Santo António ou Porto e Vila Nova de Gaia, com o São João.

O dia 24 de junho é feriado municipal naquele concelho minhoto, as tradicionais comemorações também conhecidas como “Dia Um de Portugal” celebram a Batalha de São Mamede, travada em Guimarães em 1128.

Paralelamente, a Câmara de Guimarães também cancelou o espetáculo comemorativo do 25 de Abril, entre outros eventos, atividades e projetos municipais como o Festival Literário Húmus, o programa Excentricidade, o Festival de Música Religiosa na área cultural, a Gala do Desporto, a Liga Mini, os Jogos da Comunidade e a Meia Maratona Cidade de Guimarães – Corrida dos Conquistadores.

“Informa-se ainda o cancelamento dos passeios para idosos que se realizam habitualmente no âmbito da ação social em colaboração com a Fraterna”, que é uma Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada, equiparada a Instituição Particular de Solidariedade Social.





Notícias relacionadas


Scroll Up