Fotografia: Arquivo DM

Hospital de Braga e UMinho têm novo ventilador em fase de testes

Equipamento integra a categoria dos menos invasivos e admite outras terapêuticas simultâneas

Joaquim Martins Fernandes
4 Abr 2020

Os investigadores da Universidade do Minho e do Hospital de Braga estão a testar um novo ventilador pulmonar para ser usado em doentes infetados com a Covid-19.

O equipamento foi produzido no Centro de Engenharia para o Desenvolvimento de Produto e está em fase de testes em animais e em serem humanos.

O novo ventilador, que dá resposta às solicitações da Organização Mundial de Saúde, foi concebido no Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos. Trata-se de uma entidade nacional de investigação que «oncebe, implementa e opera produtos e sistemas inovadores, juntamente com os vários parceiros, nos domínios das indústrias do automóvel, da mobilidade, da aeronáutica, do oceano e do espaço. Concentrou as suas capacidade no desenvolvimento de um novo ventilador, que visa responder «à emergência nacional e global de saúde causada pela Covid-19».

Os ensaios que estão a ser realizados em Braga em animais e seres humanos «revelaram que o produto desenvolvido tem características que se comparam às dos ventiladores usados em unidades de cuidados intensivos», afirmou José Miguel Pêgo, médico e professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho.





Notícias relacionadas


Scroll Up