Fotografia: DM

S. Bento da Porta Aberta prepara celebração de ano jubilar

Irmandade celebrou hoje a festa litúrgica da morte do fundador da ordem dos beneditinos

Jorge Oliveira
21 Mar 2020

O Santuário de S. Bento da Porta Aberta, em Rio Caldo, Terras de Bouro, vai viver um ano jubilar, entre 11 de julho de 2020 e 11 de julho de 2021.

O anúncio foi feito hoje pelo presidente da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta, o cónego Roberto Rosmaninho Mariz, na Eucaristia celebrativa do Trânsito ou Morte de São Bento, transmitida em direto da Basílica através da página de Facebook da Irmandade.

A abertura do ano jubilar, na Festa do Padroeiro da Europa a 11 de julho desta ano, será feita pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, que foi quem decidiu a vivência deste ano jubilar no santuário de S. Bento, dado que o dia 11 de julho de 2021 é Domingo.

Hoje  celebrou-se, à porta fechada, a primeira romaria de S. Bento deste ano pastoral, com uma Eucaristia na Basílica. Acompanhado pelo reitor do santuário,  o presidente da Irmandade centrou a sua refexão a partir da Oração da Coleta em honra de S. Bento de Núrsia, um homem de fé que renunciou a todas as coisas supérfluas por amor a Deus, e convidou os fiéis a também eles renunciarem a muitas coisas em prol dos outros, mais ainda neste período de crise, em que as pessoas, por imperativos sanitários, estão retidas em casa.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up