twitter

Sindicatos recebem muitas queixas de trabalhadores por abusos de empresas

Sindicatos recebem muitas queixas de trabalhadores por abusos de empresas
Fotografia

Publicado em 20 de março de 2020, às 17:50

A maioria das questões colocadas tem a ver com a tentativa de imposição do gozo de férias por parte de empresas.

Os sindicatos estão "a ser bombardeados" com perguntas e pedidos de apoio de trabalhadores cujas empresas estão a aproveitar os constrangimentos económicos causados pela Covid-19 para violar direitos legais, denunciou hoje a CGTP.

Fonte da central sindical disse à agência Lusa que nos últimos dias sucederam-se os telefonemas de trabalhadores em busca de esclarecimentos ou apoio, tal como está a acontecer nos seus sindicatos.

A maioria das questões colocadas tem a ver com a tentativa de imposição do gozo de férias por parte de empresas, ou de rescisão de contratos sem respeitar a lei.

A falta de condições de proteção para evitar a propagação da doença no meio laboral é também uma queixa frequente.

A União dos Sindicatos de Setúbal da CGTP-IN referiu vários casos registados no seu distrito, que considerou exemplos de "abuso declarado das entidades patronais mediante a pandemia (Covid 19) que se vive no país".

Entre eles estão "empresas que têm despedido trabalhadores temporários como são o caso da RARI e da Isporeco através da Globaltempo, empresa de trabalho temporário, que trabalha dentro do complexo da Autoeuropa", denunciou.


Autor: Redação