Shenyang doa a Braga dez mil máscaras descartáveis e 500 kits médicos de proteção
Ao abrigo do acordo de amizade que une os dois Municípios.
«A cidade chinesa de Shenyang vai doar ao Município de Braga 10 mil máscaras médicas descartáveis e 500 kits médicos de protecção individual, unindo-se assim aos bracarenses num momento crítico de prevenção e controlo epidémico da Covid-19», anunciou hoje a autarquia liderada por Ricardo Rio.
«Em carta enviada pelo presidente da autarquia chinesa a Ricardo Rio, o presidente Jiang Youwei referiu que segundo o provérbio chinês “a adversidade revela os verdadeiros amigos” e por isso, Shenyang está à disposição de Braga», lê-se ainda na nota de imprensa..
Para além da doação, os chineses fazem mesmo questão de disponibilizar e partilhar «experiências relativas ao combate deste vírus e à gestão de situações de crise, assim como para facilitar o contacto com unidades de produção de material médico que seja necessário».
Os pormenores deste auxílio foram acertados hoje durante uma videoconferência que juntou o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, o vice Mayor de Shenyang, Lin Songling, e outros altos responsáveis da cidade chinesa, além de representantes do ACES Braga e do Hospital de Braga, entidades que vão ajudar a identificar as necessidades.
Ricardo Rio agradeceu o gesto do seu homólogo chinês, lembrando que «toda a ajuda é bem-vinda no sentido de dar as condições necessárias para que os profissionais de saúde e outros agentes de Protecção Civil, que estão na linha da frente no combate ao Covid-19, possam desempenhar a sua missão em segurança».
«Este é um gesto que nos sensibiliza sobretudo porque vem de um país que travou uma batalha gigantesca e que está agora disponível para partilhar toda a sua experiência e solidariedade», salientou Ricardo Rio.