Fotografia: DR

Famalicão “leva” programas educativos à casa dos munícipes

Esta é mais uma medida tomada pela autarquia para atenuar os efeitos negativos que a crise pandémica Covid-19.

Rita Cunha
18 Mar 2020

O município de Vila Nova de Famalicão vai estender os programas educativos que estão a ser disponibilizados na rede escolar até casa dos famalicenses. Assim, as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo que estão retidas em casa poderão aceder às plataformas digitais e usufruírem dos recursos lúdicos, pedagógicos e didáticos. Esta é mais uma medida tomada pela autarquia para atenuar os efeitos negativos que a crise pandémica Covid-19.

«Vários pais e encarregados de educação contactaram-nos para saber da possibilidade de terem acesso a estas ferramentas educativas digitais e nós estamos a trabalhar para que cada aluno possa ver minorado o efeito menos positivo de uma pausa letiva que se prevê mais extensa do que aquela que seria recomendável», aexplicou o vereador da Educação, Leonel Rocha.

A plataforma Mais Cidadania – que está a ser implementada no âmbito do Programa Nacional do Mais Sucesso Escolar e operacionalizada no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Ave – disponibilizou o acesso global a este recurso digital onde a comunidade educativa pode aceder para ter acesso aos recursos e programas educativos no âmbito da Educação para a Cidadania, Currículo Local, Competências Socias e Emocionais, e Sustentabilidade.

Desta forma, os alunos e famílias do 1.º ciclo que tenham crianças também no pré-escolar podem aceder à totalidade dos recursos digitais disponíveis. A partir de sexta-feira, dia 20 de março, será também disponibilizada uma ‘app’ para que os pais dos alunos que frequentam o pré-escolar possam aceder para utilizarem os recursos digitais educativos.
Através desta plataforma, os professores podem efetuar o registo das suas turmas e, em alternativa, os encarregados de educação podem efetuar esse mesmo registo.

A autarquia garante que, «diariamente, técnicos do município de Vila Nova de Famalicão vão colocando na plataforma Mais Cidadania um conjunto de desafios/artigos e recursos que estimulam a aprendizagem, promovem o desenvolvimento psicossocial e favorecem o conhecimento do património local e cultural famalicense. A inscrição deve ser feita a partir de “www.maiscidadania/ave”.
Quanto ao programa educativo municipal Hypatiamat, foi decidido abrir-se temporariamente a totalidade dos recursos a toda a comunidade educativa. As credenciais, para acesso são hypatiatmp (utilizador) e hypatia2020 (password).

O programa Acompanhar e Ser Europa, que abrange os alunos do 3.º ciclo e secundário, manterá os grupos de capacitação através de grupos de discussão em sessões ‘online’.





Notícias relacionadas


Scroll Up