Fotografia: DR

Aposta diferenciadora no ensino mediado por tecnologia

Nesta iniciativa estão envolvidos o Gabinete de Apoio ao Ensino (GAE) e o Centro IDEA-UMINHO.

Rita Cunha
18 Mar 2020

Dada a atual situação de pandemia que o país atravessa, e e com as aulas nos campi suspensas, a Universidade do Minho revela uma aposta diferenciadora no desenvolvimento do ensino mediado por tecnologia.

Em comunicado, a instituição diz ter procurado «encontrar soluções» e apostado «em maximizar o sucesso da transição de ensino presencial para ensino mediado por tecnologia». «Nesta iniciativa estão envolvidos o Gabinete de Apoio ao Ensino (GAE) e o Centro IDEA-UMINHO», pode ler-se.

Em articulação, decorre «em permanência» o desenvolvimento de guias práticos para a adoção de soluções para ensinar online, oferta de sessões de apoio aos docentes e ainda a partilha de práticas e experiências entre docentes.
O Centro IDEA-UMinho, com o envolvimento de docentes de várias áreas científicas, está a partilhar, no seu blogue e nas recém-criadas páginas nas plataformas Facebook e Twitter, diversos materiais difundindo soluções, boas práticas da academia e de outras instituições de ensino superior e convidando à partilha de experiências e de conteúdos relevantes.

“Dicas para utilização do Blackboard Collaborate Ultra”, “O Mundo das ferramentas de ensino: Padlet, Trello, Google Forms e Unsplash” e “Dicas para as primeiras aulas online” são alguns dos temas abordados nas publicações feitas pela equipa de docentes que compõe o Centro IDEA-UMinho. O objetivo destas iniciativas é o de «informar e estimular os docentes para a realização de atividades letivas digitalmente, incentivando a utilização de recursos audiovisuais e ferramentas digitais inovadoras e eficazes», explicou o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa.

No portal do Gabinete de Apoio ao Ensino existe agora uma área dedicada a “Soluções de Ensino Online”, com um conjunto de ferramentas, tutoriais e manuais de apoio à adoção de um ensino mediado por tecnologias.
Esta área do site do Gabinete de Apoio ao Ensino estará em permanente atualização, procurando prover de ferramentas de apoio docentes e estudantes. «Porque queremos que o ensino e a aprendizagem da UMinho possam continuar com a máxima qualidade possível», remata o professor.





Notícias relacionadas


Scroll Up