Fotografia: Nuno Cerqueira

Até 10 de maio há “Open Call” nos Encontros de Imagem

30ª edição do certame.

Nuno Cerqueira
12 Mar 2020

Estão abertas as inscrições dos Encontros da Imagem (EI) para o prémio Discovery Awards 2020. Através desta “Open Call”, hoje anunciada pela organização do certame que já vai na 30ª edição, um júri internacional vai selecionar os finalistas, que terão a oportunidade de expor em Braga, individualmente os seus trabalhos nesta edição do festival.

A 30ª edição dos EI – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais – irá decorrer entre os dias 11 de setembro e 31 de outubro em Braga e terá extensões nas cidades de Barcelos, Guimarães e Porto.

Este ano, sobre o tema Génesis, e no esforço de apresentar uma programação «expositiva eclética e simultaneamente levar os visitantes ao conhecimento do património construído», diz a organização, o festival vai apresentar vários autores consagrados e emergentes (nacionais e internacionais) em espaços públicos e privados, ocupando diversos edifícios históricos, monumentos, museus e galerias das quatro cidades.

O EI destaca ainda a promoção, em breve, de outro prémio – Emergentes 2020 – Prémio Internacional de Fotografia Encontros da Imagem. Este prémio monetário, no valor de cinco mil euros, a atribuir ao vencedor da uma Leitura Crítica de Portfólios, resultará da oportunidade dada aos fotógrafos de apresentarem presencialmente o seu trabalho a um júri internacional alargado, composto por diretores de museus e festivais, galeristas, curadores, críticos, editores especializados, entre outros.

O programa do festival contará ainda com a promoção de outros dois prémios. Um dedicado exclusivamente a livros de fotografia de autor – Photobook Awards 2020, outro, a novidade deste ano, é o lançamento de um novo prémio – Prémio Escolas 2020, no qual se pretende promover o que de melhor está a ser produzido em fotografia e artes visuais, no ensino público e privado das escolas, institutos e universidades portuguesas.

Para além de mais de três dezenas de exposições e destes prémios, serão realizadas conferências, projeções, ciclo de cinema, oficinas e eventos relacionados com livros de fotografia. O festival destaca ainda o programa do Serviço Educativo, que irá voltar nesta edição, com workshops e visitas guiadas às exposições.

 





Notícias relacionadas


Scroll Up