twitter

UMinho alarga suspensão de aulas a toda a universidade

UMinho alarga suspensão de aulas a toda a universidade
Fotografia

Publicado em 10 de março de 2020, às 01:19

(em atualização)

As aulas acabam de ser suspensas em toda a Universidade do Minho. Um despacho do reitor, emitido já esta terça-feira, determina «a suspensão das atividades letivas presenciais em toda a Universidade do Minho». Esta medida vai afetar cerca de 20 mil alunos de ambos os campi. O documento assinado por Rui Vieira de Castro explica que esta decisão teve em consideração «o teor das interações realizadas nestes últimos dias entre a Universidade do Minho e asautoridades de saúde e proteção civil». O reitor lembra «o agravamento da situação sanitária na região norte do país nas horas recentes». Rui Vieira de Castro destaca ainda anecessidade de «atenuar o quadro de grande instabilidade que afeta a vida da Universidade» e de a UMinho «assumir uma posição que contribua ativamente para a prevenção e o controlo da COVID-19». Esta determinação junta-se às medidas que já tinham sido tomadas pela academia minhota, depois de um aluno ter sido infectado com o novo coronavírus. Neste âmbito, na manhã de ontem, o reitor deu conta que há 90 estudantes em quarentena profilática voluntária nas residências de Santa Tecla e Lloyd Braga. No despacho, Rui Vieira de Castro apela a que «todos os membros da comunidade universitária assumam uma posição serena e responsável, contribuindo para que a Universidade lide da melhor forma com a crise que enfrenta».
«O modo como a comunidade universitária tem reagido à situação adversa que hoje vivemos revela um elevado grau de maturidade da Universidade e reforça o seu papel como Instituição de referência», declara.
Na sequência deste despacho, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) já anunciou que «os transportes entre os Campi de Gualtar e Azurém estarão apenas a funcionar em regime de serviços mínimos». A AAUMinho informou também que oGabinete de Apoio ao Aluno do Campus de Azurémvai estarencerrado, a partir de hoje. Em Braga,o Gabinete de Apoio ao Aluno do Campus de Gualtar e o Espaço AAUM estão também encerrados, igualmente «por tempo indeterminado».    
Autor: