Fotografia: DR

“O Grande Homem” no projeto “Cultura em Movimento” nos Arcos

Arcos de Valdevez promove cultura pelas freguesias.

Redação
6 Mar 2020

«O projeto municipal de descentralização cultural nas freguesias, “Cultura em Movimento”, tem como principal objetivo proporcionar, a um vasto grupo da população, o acesso a atividades culturais em diversos espaços das freguesias arcuenses». É desta forma que a Câmara dos Arcos de Valdevez dá mote ao programa de descentralização de cultura.

No caso dinâmicas locais que pretende, segundo o Município, «facilitar o acesso a projetos de teatro, música e arte, assim como proceder à formação e  sensibilização de novos públicos».

Assimo, o GTV- Grupo de Teatro do Vez, e com o apoio da autarquia  no âmbito do programa do centenário da morte de Teixeira de Queiroz, desenvolveu um projeto criativo, “O Grande Homem”, que envolve teatro e música, em torno do único texto dramático produzido pelo escritor Teixeira de Queiroz, com o propósito de acompanhar a transição do século XIX para o XX e abordar algumas questões que, ainda hoje, se aplicam à Sociedade.

Inserido no projeto “Cultura em Movimento – Programa Municipal de Descentralização Cultural nas Freguesias”, a peça “O Grande Homem” apresentou-se na Sede da Associação Recreativa e Cultural S. João de Rio Frio, atraindo vários habitantes da freguesia, assim como de freguesias vizinhas.

Num momento de descontração, o público mostrou-se animado e revelou ser uma importante iniciativa para apoiar e dinamizar a cultura junto da população, permitindo o acesso às diversas propostas culturais do concelho, em várias geografias do território.

A organização, depois de ter estado presente em várias freguesias de Arcos de Valdevez, como Sabadim, no passado 31 de janeiro, pretende ir além-fronteiras, nomeadamente, a Barcelos, assim como a Espanha, mais precisamente Vigo.

No decorrer do ano, o Município pretende manter ativa esta estratégia de promoção da cultura no concelho, levando projetos e ideias a diferentes freguesias de Arcos de Valdevez, assim como além-fronteiras.





Notícias relacionadas


Scroll Up