Fotografia: Nuno Cerqueira
Hospital de Barcelos com doente isolado por suspeita de Covid-19

(atualizada) Suspeito viajou de Marrocos para Milão antes de entrar em Portugal.

Nuno Cerqueira
3 Mar 2020

Um indivíduo deu entrada hoje de manhã no Hospital de Barcelos com sintomas suspeitos do novo coronavírus Covid-19. A situação foi confirmada por fonte hospitalar ao Diário do Minho.

O indivíduo, que estava em Barcelos, foi colocado em isolamento naquela unidade de saúde, enquanto aguardavam a vinda das viaturas do INEM do Porto preparadas para este tipo casos.

O hospital já referenciou todas as pessoas que tiveram em contacto com o indivíduo, desde a entrada deste na emergência.

Segundo apurou o Diário do Minho, o doente foi identificado como «caso suspeito à admissão» e imediatamente colocado em sala de isolamento para o efeito, «sem contacto direto com mais ninguém além do médico e do enfermeiro», confirmou este jornal.

«Toda a atividade assistencial decorreu de forma normal desde então. Foi reportado à dgs (como indica a norma da DGS) e aí sim, houve validação da suspeição. Estando a aguardar em isolamento a chegada de ambulância INEM dedicada ao transporte destes doentes», soube o Diário do Minho através de fonte hospitalar.

Ao que tudo indica o alegado doente terá estado em Marrocos e viajou para Portugal via Milão.

Entretanto o Hospital de Braga faz parte de uma lista de três unidades hospitalares do Norte que foram ativadas para completar a oferta disponível nos Hospitais de São João e Santo António, que segundo a DGS «mantêm a capacidade de resposta», e poderá já receber este doente caso se confirma o caso.

Caso tenha vindo de uma das áreas afetadas e tenha tosse ou febre e dificuldade respiratória, deve ligar saude24. ( Objetivo: proteger-se a si próprio e proteger os outros)





Notícias relacionadas


Scroll Up