Fotografia: DR

Covid-19: Conferência Episcopal recomenda comunhão na mão e omissão do gesto da paz nas missas

Conferência Episcopal Portuguesa.

Redação
2 Mar 2020

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) recomendou hoje que, face ao surto de Covid-19, os fiéis recebam a comunhão na mão e que se omita, enquanto continuar a situação de risco, o gesto da paz nas eucaristias.

Em comunicado hoje divulgado, o Conselho Permanente da CEP apelou “à serenidade e ao incremento da prevenção nos cuidados de higiene”, defendendo que sejam seguidas “estritamente as indicações e normas da Direção-Geral da Saúde”.

“Como em situações semelhantes e em sintonia com outras conferências episcopais e dioceses, e para evitar situações de risco, recomendamos algumas medidas de prudência nas celebrações e espaços litúrgicos, como, por exemplo, a comunhão na mão, a comunhão por intinção [molhar a hóstia no vinho consagrado] dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias batismais”.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.000 mortos e infetou quase 90 mil pessoas em 67 países, incluindo duas em Portugal.

Das pessoas infetadas, cerca de 45 mil recuperaram.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde confirmou os dois primeiros casos de infeção em Portugal, um homem de 60 anos e outro de 33, internados em hospitais do Porto.





Notícias relacionadas


Scroll Up