Fotografia: Ana Marques Pinheiro

D. Jorge Ortiga apela à continuidade da «aventura» que o cónego Fernando Monteiro iniciou

Cónego Fernando Monteiro foi, esta noite, alvo de uma sentida e emotiva homenagem.

Rita Cunha
28 Fev 2020

Que continuemos a «aventura» que o cónego Fernando Monteiro iniciou e com a qual sonhou em vida. Este foi o desejo manifestado ontem pelo Arcebispo de Braga, por ocasião de uma homenagem que juntou, no Espaço Vita, familiares e amigos num momento bastante emotivo.

Lembrando o homenageado que, entre outros cargos, ocupou os de administrador do Grupo Diário do Minho e de presidente da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta, D. Jorge Ortiga vincou o facto de este ter vivido uma vida «cheia de aventuras e projetos», mas sempre com um ideal por trás: «um sentido, uma bússola que sempre o norteou» e que permitiram que deixasse marcas em todos com os quais se cruzou.

«[O cónego Fernando Monteiro] teve um conjunto de iniciativas e responsabilidades diversificadas. Quem o conhece sabe que havia um fio condutor. Num determinado momento sentiu que deveria refazer o seu projeto de vida e escolher um ideal a que entregar essa mesma vida. Não foram mudanças profundas, bastou-lhe reconhecer que importaria colocar Deus em primeiro lugar e comprometer-se a fazer com que esta escolha fosse premiando todas as outras opções», referiu, fazendo uma alusão ao arco-íris: «a vida era igual, o sentido totalmente diferente… sete cores do mesmo arco-íris com incidências diferentes». «Foi a gota de água que tornou tudo mais consistente e mais profundo. A luz passando pelo prisma aqueceu todas as realidades por onde a luz da sua vida ia passando», comparou.

Já Carlos Aguiar Gomes, amigo de infância e seu companheiro na Irmandade de S. Bento, onde é Mesário, destacou «um padre que conhecia e vivia no seu quotidiano orientado pelo verbo “servir”, mas servir sem fadiga ou falta de entusiasmo, sempre respeitador das debilidades do outro».

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up