Espaço do Diário do Minho

Em tempo de Quaresma…
27 Fev 2020
Silva Araújo

1.Principiou ontem o tempo litúrgico da Quaresma. A Igreja recomenda, além da oração mais intensa, a prática da abstinência, do jejum, da esmola.

2.A abstinência consiste na escolha de uma refeição simples e pobre; na renúncia ao luxo e ao esbanjamento.

Na disciplina tradicional da Igreja era a abstenção de carnes. É aconselhável mantê-la particularmente nas sextas-feiras da Quaresma.

No decurso do ano é obrigatória na Quarta-Feira de Cinzas e em todas as sextas-feiras que não coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades.

Reveste-se de significado especial nas sextas-feiras da Quaresma.

Devem observar esta penitência as pessoas que se encontram em condições normais de saúde a partir dos 14 anos.

Nas sextas-feiras (fora da Quaresma) podem ser escolhidas outras formas de penitência: a oração mais prolongada como a via-sacra, a recitação do rosário, a recitação de Laudes e Vésperas da Liturgia das Horas, a participação na Missa, uma leitura prolongada da Sagrada Escritura.

3.Considera-se jejum a privação de alimentos.

Pode cumprir-se este preceito privando-se de uma quantidade ou qualidade de alimentos ou bebidas que constituam verdadeira privação ou penitência.

São dias de jejum a Quarta-Feira de Cinzas e a Sexta-Feira Santa.

Devem jejuar as pessoas saudáveis que tenham feito18 anos e até terem completado 59.

Há outras espécies de jejum recomendáveis que constituem verdadeira penitência: privar-se de tudo o que impeça de fazer a vontade de Deus, de cumprir os próprios deveres, de amar Deus e o próximo.

Recordo o Profeta Isaías (58, 1 -12):

«Dizem-me (afirma o Senhor pela voz do Profeta): ‘Para quê jejuar, se vós não fazeis caso? Para quê humilhar-nos, se não prestais atenção?’

(E o Senhor responde): É porque no dia do vosso jejum só cuidais dos vossos negócios e oprimis todos os vossos empregados. Jejuais entre rixas e disputas, dando bofetadas sem dó nem piedade.

Não jejueis como tendes feito até hoje, se quereis que a vossa voz seja ouvida no alto. (…)

O jejum que me agrada é este: libertar os que foram presos injustamente, livrá-los do jugo que levam às costas, pôr em liberdade os oprimidos, quebrar toda a espécie de opressão, repartir o teu pão com os esfomeados, dar abrigo aos infelizes sem casa, atender e vestir os nus e não desprezar o teu irmão. (…)

Se retirares da tua vida toda a opressão, o gesto ameaçador e o falar ofensivo, se repartires o teu pão com o faminto e matares a fome ao pobre, a tua luz brilhará na tua escuridão, e as tuas trevas tornar-se-ão como o meio-dia. O Senhor te guiará constantemente, saciará a tua alma no árido deserto, dará vigor aos teus ossos. Serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas inesgotáveis. Reconstruirás ruínas antigas, levantarás sobre antigas fundações. Serás chamado: «Reparador de brechas, restaurador de casas em ruínas.»

4.A esmola consiste na partilha de bens materiais proporcional às posses de cada um. Deve significar uma verdadeira renúncia a algo do que se tem ou a gastos dispensáveis ou supérfluos.

É um convite a tomar consciência dos graves problemas que afligem a humanidade, principalmente a fome.

É a oferta, por amor de Deus, de quem pode a quem precisa.

5.Não é apenas em tempo de Quaresma que são de praticar os comportamentos referidos.

No decurso dos dias não faltam oportunidades para ser sóbrio na alimentação, jejuar de quanto nos impede de sermos o que devemos ser, praticar a caridade ajudando os outros.



Mais de Silva Araújo

Silva Araújo - 19 Mar 2020

1. Quero hoje, mais uma vez, prestar homenagem ao meu Pai. Vítima da mentalidade do tempo, que diversas vezes recordava – «manter um filho na escola é como ter o burro preso à argola» –, cedo entrou no mundo do trabalho. Desenvolveu a sua atividade na área da construção civil como trabalhador por conta de […]

Silva Araújo - 12 Mar 2020

Da mensagem do Papa Francisco para a Quaresma que estamos a viver destaco três ideias: a necessidade da oração; a presença de Cristo nos outros, particularmente nos mais fragilizados; a conversão. 1. A oração é fundamental na vida cristã (Mateus 7, 7-11). Oração baseada na certeza de que somos amados por Deus e chamados a […]

Silva Araújo - 5 Mar 2020

1. Celebra-se em 08 de março o Dia Internacional da Mulher. Teve origem nas reivindicações de operárias de uma fábrica de têxteis em Nova Iorque, em 1857. Revoltadas com condições de trabalho bastante precárias, fizeram greve e manifestaram-se contra os salários baixos, o excesso de horas de trabalho, as más condições da fábrica. Em 1908 mais de 14 […]


Scroll Up