Fotografia: Jorge Oliveira

Confraria torna mais conhecidas «maravilhas» do Sameiro

Livro sobre história do Sameiro e guia apresentados no santuário

Jorge Oliveira
22 Fev 2020

A Confraria de Nossa de Nossa Senhora do Sameiro apresentou hoje um livro sobre a história do santuário e um guia para auxiliar peregrinos, visitantes e turistas.

Este material surge para colmatar uma carência a nível de informação organizada e contextualizada, com imagens e mapas, sobre a história e o património do santuário. Já havia um livro sobre a história do Sameiro, do padre Fernando Leite, mas não na perspetiva turística, de visita guiada, disse o presidente da Confraria, o cónego José Paulo Abreu, autor dos textos.

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga sublinhou a importância desta obra para o conhecimento mais aprofundado das «maravilhas» da estância religiosa, num tempo em que, devido à globalização, há tendência para as pessoas se contentarem com a «superficialidade».

Para a vereadora Lídia Dias, este material agora disponibilizado, para «crentes e não crentes», é um «contributo inestimável» para o conhecimento da cultura, património e religiosidade de Braga.

O livro foi apresentado por Luís Braga da Cruz, que o considerou «apelativo» e de «agradável leitura», um «livro para guardar».





Notícias relacionadas


Scroll Up