Fotografia:

Manuel Pinheiro eleito como “Personalidade do Ano 2019 no Vinho”

Soalheiro e Márcio Lopes entre os galardoados.

10 Fev 2020

O presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Manuel Pinheiro, foi distinguido com o prémio “Personalidade do Ano 2019 no Vinho” pela Revista de Vinhos.

Na cerimónia “Os melhores do ano”, que reuniu mais de 900 convidados na Alfândega do Porto, Manuel Pinheiro foi «destacado pelo percurso de quase duas décadas na gestão executiva da maior região demarcada portuguesa, pelo importante trabalho de alavancagem da marca Vinho Verde e aumento das exportações para mais de cem mercados em todo o Mundo», como se pode ler numa nota de imprensa CVRVV.

Por outro lado, no mesmo comunicado, é salientado que «a negociação do Acordo Alvarinho ganha particular expressão no trabalho desenvolvido por Manuel Pinheiro na CVRVV, uma vez que inscreveu uma importante alteração na promoção autónoma de uma sub-região pela primeira vez em Portugal. Paralelamente, a renovação vitícola da região tem permitido uma captação crescente de importantes empresas de outras regiões demarcadas para investimentos significativos nos Vinhos Verdes».

Nesta cerimónia, a empresa produtora de vinhos Alvarinho de Melgaço “Soalheiro”, a caminho dos 40 anos, mereceu o título de “Marca do Ano 2019”.

Márcio Lopes, autor de vinhos como “Pequenos Rebentos” ou “Proibido”, que trabalha vinhas nos Vinhos Verdes, no Douro e na Ribeira Sacra (Espanha), destacou-se para a redação da Revista de Vinhos enquanto “Enólogo Revelação do Ano”.

Na noite em que a publicação celebrou três décadas, foram atribuídos mais galardões, entre os quais o prémio de “Restaurante Gastronómico do Ano” ao restaurante “Egoísta”, do Casino da Póvoa de Varzim, onde pontifica o chefe Hermínio Costa.





Notícias relacionadas


Scroll Up