Fotografia: DR

▶️ Sabe o que são “Farrangalheiros” ou “Garruços” ?

Fotógrafa galega Mercedes Saavedra.

Nuno Cerqueira
9 Fev 2020

Máscaras portuguesas e galegas, entre as quais os tradicionais “garruços” de Castro Laboreiro, compõem a mais recente exposição patente na Casa da Cultura até 27  de fevereiro.

Segundo a autarquia de Melgaço, a mostra, intitulada “Viagem pelo mundo da máscara”, é da autoria da escritora e fotógrafa galega Mercedes Vázquez Saavedra e estará patente até dia 27 de fevereiro.

Entre as várias fotografias destacam-se imagens dos “garruços”, as típicas máscaras de Castro Laboreiro.

Outrora, na vila C(r)asteja, os “Farrangalheiros” saíam à rua, trajados a rigor, para celebrar o Entrudo: homens e mulheres vestiam o tradicional saiote castrejo tipicamente vermelho bordado e/ou decorado com cores garridas, as blusas e o lenço amarelo.

O traje era composto pelo “garruço”, o objeto mais representativo do Entroido C(r)astejo: chapéus de cartão decorados com fitas e enfeites garridos que congregam uma renda que encobre o rosto dos “Farrangalheiros”.

A exposição é composta por 163 fotografias. a entrada é livre e possível de visitar no horário do espaço cultural: de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00; e aos sábados, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.





Notícias relacionadas


Scroll Up