Fotografia: Avelino Lima
Crianças do Patronato da Nossa Senhora da Luz deixam velas por si decoradas a S. Vicente

As crianças levaram uma vela especialmente decorada com motivos alusivos ao santo, as quais foram depois oferecidas à Irmandade de S. Vicente para serem colocadas à venda, revertendo a receita para o projeto “Abrigar S. Vicente”.

Rita Cunha
21 Jan 2020

A igreja de S. Vicente “recebeu” esta tarde a visita especial de um grupo de crianças do Patronato de Nossa Senhora da Luz que prestou tributo ao mártir S. Vicente.
Para o efeito, cada uma das crianças, que foram acompanhadas pelas educadoras, levou uma vela especialmente decorada com motivos alusivos ao santo. Estas velas foram depois oferecidas à Irmandade de S. Vicente para serem colocadas à venda, revertendo a receita para o projeto “Abrigar S. Vicente”, que visa a realização de obras de recuperação da cobertura da igreja e na torre sineira.

«Eles vêm oferecer uma vela por si especialmente decorada na creche com a ajuda das educadoras. Alguns usam símbolos de S. Vicente, como a palma ou a barca, que recortam e colam. Ficam muito engraçadas e originais», explicou Angelina Pinto, presidente da Irmandade de S. Vicente.

No momento, as crianças foram recebidas pelo padre Rui Sousa, que lhes concedeu uma bênção, e não só veneraram a relíquia do santo como ainda puderam contemplar e aprender mais sobre a história estampada nos azulejos da igreja, os quais recriam a vida de S. Vicente, desde a sua nascença até ser ordenado diácono, o martírio e, no final, a sua morte.

Logo à noite, pelas 21h00, terá lugar a tradicional fogueira de S. Vicente, a qual dará início às festividades de S. Vicente, cujo dia se comemora amanhã, 22 de janeiro.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up