Fotografia: Avelino Lima

Adiamento da abertura do mercado municipal preocupa a oposição

Custos acrescidos com a obra em si com a extensão da data do mercado provisório, bem como o impacto junto dos comerciantes são os motivos do descontentamento por parte da CDU e do PS.

Rita Cunha
30 Dez 2019

O adiamento da conclusão das obras do mercado municipal para o dia 30 de maio (mais 126 dias do que o inicialmente previsto) preocupa os partidos da oposição relativamente ao impacto que esta alteração poderá ter nos cofres do município. Ambos se abstiveram.

O vereador Carlos Almeida considera que o processo «está a ter impactos negativos no município», não só devido aos custos acrescidos no que respeita a obra em si e a extensão da duração do mercado provisório, cujos custos «não são pequenos».

«Já tivemos dois contratos adicionais ao inicial que fez aumentar o custo inicial da obra em cerca de 700 mil euros e nada nos garante que não teremos outros contratos adicionais com mais custos», referiu Carlos Almeida.

O responsável salientou ainda o impacto que este adiamento terá junto dos comerciantes que operam no mercado. «Não estão a trabalhar nas melhores condições que são provisórias e mais quatro meses tem um impacto significativo nas condições de trabalho desta gente», disse.

Esta preocupação foi também manifestada pelo PS. «Existia um prazo inicial que eram 300 dias de execução da obra e esse prazo foi alargado em 126 dias, o que representa 42%. Neste momento temos a previsão de 426 dias e não sabemos se entretanto aparecerão outras questões que não estão previstas no processo inicial», referiu Helena Teixeira, mostrando preocupação relativamente aos custos que esta situação poderá ter.

Ricardo Rio justificou este adiamento com o surgimento de patologias que foi necessário corrigir, levando mesmo à alteração do projeto, mas lembrou que tal não põe em causa a intenção de ter o mercado a funcionar nas festas de S. João. Vincou ainda que o mercado provisório tem «funcionado muito bem», registando um acréscimo da procura.

 





Notícias relacionadas


Scroll Up