Fotografia: CMVC

Aprovado financiamento para reabilitar e valorizar fachada e adro da Igreja de São Domingos

Em Viana do Castelo.

Redação / NC
18 Dez 2019

A reabilitação e valorização da fachada e do adro da Igreja de Santa Cruz/Convento de São Domingos, em Viana do Castelo, vai ser financiada pelo Norte 2020.

A empreitada, feita em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte, vai permitir promover a valorização deste património e o restauro da fachada e do adro.

Segundo nota da autarquia de Viana do Castelo, a ação de  conservação e restauro possui duas componentes.

A primeira compreende o levantamento desenhado da fachada e do adro, caracterização e mapeamento das anomalias e elaboração do projeto de intervenção, assim como serviços prestados por técnicos especializados nos domínios envolvidos. A segunda componente consiste na empreitada de conservação e restauro da fachada e adro, compreendendo trabalhos de conservação e restauro das superfícies pétreas, instalação de sistema eletroestático de afastamento de aves, recuperação das madeiras da porta e caixilhos, incluindo nestes últimos a adoção de vidraças consentâneas com a época da fachada, proteções em funilaria nas zonas de encosto entre a fachada e as coberturas a tardoz.

A fachada da igreja de São Domingos, classificada como monumento nacional, vai assim ser sujeita ao «restabelecimento da integridade física, histórica e estética do conjunto que compreende o tratamento do granito, tratamento do pavimento em granito do adro, a conservação da porta de madeira, a substituição dos vãos de madeira por novos, aplicação de sistema electroestático para afugentamento de aves, reposição de pedra nova (em caso de necessidade), trabalhos estruturais e tratamento dos rebocos».

 





Notícias relacionadas


Scroll Up