Vídeo: Nuno Cerqueira

Até 20 de fevereiro.

Nuno Cerqueira
2 Dezembro 2019

Já pode ser vista, até 20 de fevereiro, no Salão Nobre e Sala Gótica da Câmara de Barcelos a exposição que integra peças do conhecido designer de Paulo Parra.

A “Boa Mesa Portuguesa, Com certeza” e “Sentar Portugal” são já a “ante câmara” daquilo que vai ser o futuro Museu de Design Português que vai ficar instalado na Casa do Conde de Vilas Boas.

«Uma mostra única que se enquadra no âmbito de Barcelos, Cidade Criativa da UNESCO», aponta o presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, que dá nota ainda que peças desta coleção de Paulo Parra vão se enquadrar no projeto «que está a ser desenvolvido de recuperação e adaptação para fins museológicos, ou seja, o Museu do Design Português», aponta o edil de Barcelos.

Já a responsável da divisão de cultura e museus da autarquia barcelense, e numa visita guiada à exposição, frisa que a coleção «abrange um universo variado de peças que podem ser apreciadas nestas exposições, onde estão representados objetos de mesa e de sentar».

«Um património artístico único na história do design, inovação e tecnologia portuguesa», destaca Cláudia Milhazes. Na exposição “Boa Mesa Portuguesa, Com Certeza!”, onde está patente uma seleção de produtos da coleção, coexistem peças produzidas em porcelana, cristal e prata, mas também «peças de faiança, vidro e estanho, pretende-se mostrar um pouco do acervo total de mais de 500 peças da coleção e produzir uma exposição pública com rigor histórico, centrada na qualidade dos produtos da mesa portuguesa», diz Cláudia Milhazes.

Já em “Sentar Portugal”, mostram-se cerca de seis dezenas de cadeiras com design português. «Esta exposição é a maior já efetuada sobre a história da “cadeira portuguesa”, e demonstra que a “nossa cadeira” tem uma grande riqueza linguística e uma diversidade em tudo semelhante, ou até superior, às de outros povos europeus», vaticina.


Outros Vídeos

Scroll Up