š· Bombeiros da Barca, Ponte de Lima e Arcos de Valdevez testam capacidade na Barragem do Lindoso
Os Bombeiros VoluntƔrios de Ponte de Barca (BVPB), juntamente com as corporaƧƵes de Ponte de Lima e Arcos de Valdevez, realizaram no passado fim de semana um simulacro no aproveitamento hidroelƩctrico do Alto Lindoso.
Ā«Um exercĆcio com idealização de dois cenĆ”rios. Simulação de uma explosĆ£o seguida de incĆŖndio na zona da turbina e o outro cenĆ”rio consistiu no socorro e resgate de duas vĆtimas em AlturaĀ», disse ao DiĆ”rio do Minho o comandante da corporação dos BVPB, JosĆ© Freitas.
O exercĆcio testou plano de emergĆŖncia numa das infraestruturas mais importantes da regiĆ£o.
Ā«Algo que para nós bombeiros foi inĆ©dito, por se tratar de um cenĆ”rio completamente fora do comum e com caracterĆsticas e particularidades muito próprias deste tipo de infraestruturasĀ», referiu o comandante da corporação dos Arcos de Valdevez, Filipe GuimarĆ£es.
O simulacro testou combate a incêndios industriais e estruturais e o salvamento e resgate em grande ângulo.
Ā«Duas situaƧƵes distintas. Uma situação de incĆŖndio num transformador localizado junto de umas das turbinas e tambĆ©m uma situação de salvamento e resgate na cota zero da infraestrutura, nomeadamente junto das “borboletas de descarga” onde estavam dois tĆ©cnicos feridos que para serem resgatados desse local obrigou ao empenhamento de equipas especializadasĀ», acrescentou Filipe GuimarĆ£es.
Limitações na comunicação e acessos muito limitados foram alguma dificuldades pelos bombeiros, mas no final ficou provado a capacidade de mobilização e de resposta.
Para alĆ©m de toda a dinĆ¢mica apresentada, este exercĆcio permitiu tambĆ©m constatar que num cenĆ”rio de sinistro real a montagem de um Posto de Comando «é imprescindĆvelĀ».
Ā«Facto que aqui se testou e que serviu para perceber a que estes cenĆ”rios para alĆ©m da sua complexidade tambĆ©m incute muitas limitaƧƵes na acção dos operacionais, saliente.se que este exercĆcio decorreu a mais de 350 metros de profundidadeĀ», apontaram os comandantes presentes.
Este exercĆcio envolveu 37 operacionais dos Bombeiros VoluntĆ”rios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima e um total de 11 viaturas.
O exercĆcio foi acompanhado pela EDP, MunicĆpio de Ponte da Barca e ao Comando Distrital da ANEPC em Viana do Castelo.
«Estamos prontos», dizem os bombeiros.