twitter

Medalha de Mérito da Madeira atribuída ao Cardeal Tolentino Mendonça em 23 de dezembo

Medalha de Mérito da Madeira atribuída ao Cardeal Tolentino Mendonça em 23 de dezembo
Fotografia

Publicado em 19 de novembro de 2019, às 11:34

A data foi referida pelo presidente da Assembleia Legislativa da Madeira no início da sessão plenária.

A Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira atribuída ao cardeal José Tolentino Mendonça será entregue numa sessão solene em 23 de dezembro, no Salão Nobre do parlamento regional, foi hoje anunciado.

A data foi referida pelo presidente da Assembleia Legislativa da Madeira no início da sessão plenária.

A Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira é uma distinção atribuída pelo parlamento regional a “entidades singulares ou coletivas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, em vida ou a título póstumo, que tenham prestado assinaláveis serviços à região ou que por qualquer motivo a região entenda dever distinguir”.

A atribuição foi aprovada por unanimidade em 14 de novembro, numa reunião da Comissão Permanente, tendo a proposta sido apresentada pelas bancadas do PSD e do CDS-PP.

A entrega da Medalha de Mérito pelo parlamento madeirense constitui um “reconhecimento do percurso de vida do cardeal, poeta e professor, nascido em dezembro de 1965, em Machico”, salienta o parlamento insular.

D. José Tolentino Mendonça é a sétima entidade a ser distinguida com a Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira.

O galardão foi anteriormente atribuído ao bispo Francisco Santana (1982), ao fundador do PSD Francisco Sá Carneiro (1982), ao primeiro presidente do Governo Regional da Madeira Jaime Ornelas Camacho (2001), ao primeiro presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Emanuel Rodrigues (2001), ao futebolista internacional português Cristiano Ronaldo (2014) e ao antigo presidente do Governo Regional da Madeira Alberto João Jardim (2018).

A Assembleia da Madeira também recorda que o cardeal madeirense é autor de vários livros em diversos quadrantes sociais, tendo-se tornado arquivista nos arquivos do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica.

Iniciou os estudos em Teologia em 1982 e foi ordenado padre em 1990. Estudou Ciências Bíblicas em Roma e foi professor e vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, a instituição onde fez o doutoramento em Teologia Bíblica.

D. José Tolentino Mendonça, que em 15 de dezembro faz 54 anos, é o segundo membro mais jovem do colégio cardinalício, após o cardeal de Bangui (República Centro-Africana), Dieudonné Nzapalainga, de 52 anos.

Em 05 de outubro deste ano, tornou-se no 46.º cardeal português, sendo o segundo madeirense.

A cerimónia da entrega da Medalha de Mérito está agendada para as 11:00 de 23 de dezembro.

O parlamento madeirense também discutiu hoje um voto de louvor pela elevação de Tolentino Mendonça a cardeal, proposto pelo PSD. A proposta ainda não foi votada.


Autor: Lusa