Vídeo: Nuno Cerqueira

D. Jorge Ortiga preside à missa de reabertura no dia 16 de novembro às 15h00.

Nuno Cerqueira
14 Novembro 2019

A obra começou em março e é já no próximo sábado, dia 16 de novembro, que a Igreja da Misericórdia reabre ao público depois de restauro profundo de um templo classificado como de “interesse público”.

D.Jorge Ortiga vai presidir à missa, marcada para as 15h00, e será o momento em que a Irmandade, fiéis ou simplesmente público em geral, vai contemplar toda a beleza recuperada de um espaço que é passagem obrigatória em Barcelos.

Datada do século XVI, a Igreja da Misericórdia estava em avançado estado de degradação. O que levou a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, que desde 1837 tomou conta daquele espaço, a avançar com obras de recuperação e restauro.

«Uma obra que começou em março com intervenção na fachada exterior, assim como as estátuas do século XVII, entre outras recuperações. A partir de julho as obras de restauro passaram para o interior da Igreja. Era só para existir uma intervenção na capela mor e substituição de todo o telhado, mas com o avançar da intervenção percebeu-se que era preciso restaurar todo o templo», disse o provedor, Nuno Reis.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]


Outros Vídeos

Scroll Up