twitter

D. Nuno Almeida defende «renovação permanente» da cooperação entre a Igreja e a UCP

D. Nuno Almeida defende «renovação permanente» da cooperação entre a Igreja e a UCP
Fotografia

Publicado em 24 de outubro de 2019, às 18:44

Bispo auxiliar de Braga presidiu à abertura do novo ano académico na Católica-Braga

O bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, vincou hoje a importância da cooperação entre a Igreja e a Universidade Católica Portuguesa (UCP), na abertura do novo ano académico no Centro Regional de Braga, e defendeu a «renovação permanente» deste relacionamento face aos desafios culturais, educativos e pastorais. O prelado, que presidiu à cerimónia, no Auditório Isidro Alves da Faculdade de Filosofia, em substituição do Arcebispo de Braga, falou numa «profunda mudança» da «cultura pedagógica», marcada pela pluralidade de valores e social, subjetividade, imagem e profissionalização, diante da qual «há que fomentar uma verdadeira comunidade educativa» oferecendo «saberes e valores necessários para a vida».
«A finalidade da universidade não é somente o de fornecer aos alunos conhecimentos atualizados e capacidades operativas, mas desenvolver a sua inteligência e vontade, fazer crescer a interioridade e a capacidade crítica, orientá-los nas escolhas da sua liberdade», explicou D. Nuno Almeida.
A sessão contou com o reitora da UCP, o presidente do Centro Regional de Braga, os diretores das Faculdades de Teologia e de Filosofia e Ciências Sociais, entre outros responsáveis da Universidade Católica. [Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Jorge Oliveira