Fotografia: FPB
José Miguel Gonçalves sai da APD Braga rumo a Ferrol para jogar na melhor liga mundial

Anuncio já havia sido feito em agosto.

Nuno Cerqueira / Redação
15 Out 2019

Três jogadores da seleção nacional de basquetebol em cadeira de rodas (BCR) integram esta época o plantel do Abeconsa Basketmi Ferrol, equipa da província espanhola da Galiza, apostada em chegar à melhor liga do mundo da modalidade.

Um deles, e como avançara o Diário do Minho no dia 23 de agosto, é José Miguel Gonçalves, que depois de cinco épocas na equipa da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) de Braga vai tentar uma experiência no estrangeiro.

«Sendo o único que nunca representou um clube estrangeiro a principal dificuldade está em conciliar a parte académica com a desportiva. A parte da adaptação foi mitigada pela companhia de dois amigos com mais experiência, por ter uma equipa que nos acolheu muito bem e a língua ser muito semelhante», disse o jogador minhoto, a concluir o mestrado em Física Médica – Medicina Nuclear.

O basquetebolista minhoto descreveu a profissionalização do BCR em Portugal como «um caminho que está a ser feito aos poucos», lembrando o passo dado ao passar a integrar a federação.

Com contratos de nove meses – período em que dura a época em Espanha – o «objetivo é subir à primeira divisão espanhola, considerada a melhor do mundo»

«Não somos considerados favoritos, mas o objetivo é chegar à final 4 que definirá quem vai subir», acrescentou José Miguel.

Os outros três atletas que vão acompanhar Gonçalves são Pedro Bártolo e Luís Domingos que na época passada representaram o Varese (Itália).





Notícias relacionadas


Scroll Up