twitter

Bruna Silva - beleza e postura de alto rendimento

Quando nos referimos ao alto rendimento, o termo transporta-nos de imediato para o desporto. Na escola onde leciono, secundária de Vila Verde, do futebol à canoagem, já por cá passaram atletas que em representação das cores nacionais tiveram brilhantes resultados que orgulharam o País.

Na atualidade, apresentamos alunas com alto rendimento noutra área específica - a beleza e o saber ser e estar – e em dois anos consecutivos tivemos duas Miss Braga.

Uma delas, a Miss Braga 2018, Bruna Silva, encontra-se até final do mês, nas Filipinas a representar Portugal num dos quatro maiores concursos internacionais de beleza, à escala mundial - Miss Earth. Todos os anos, mais de 80 países enviam as suas candidatas para disputarem o concurso (criado em 2001) que tem como objetivo a consciência ambiental.

Durante as atividades que antecedem o final da competição, as candidatas participam de cerimónias de plantação de mudas de árvores ao ar livre, programas de inserção à sustentabilidade e causas ecológicas.

Tudo começou ao ser eleita Miss Braga 2018. Posteriormente, foi eleita Miss Queen Portugal. Brincando, escrevi: “lá vamos ter de meter passadeira vermelha quando chegares à escola” e, tendo sido professor da tia, acrescentei “a tua tia dava menos trabalho, bastava uma bola de futebol”.

A sua postura como aluna do 12º ano, nunca se alterou apesar dos títulos e reconhecimento. Passei no entanto a vê-la menos vezes, pois a “realeza” tinha de participar em inúmeras atividades a que o novo estatuto obrigava e continuava a querer estar noutras que a Bruna escuteira e defensora ambiental desde muito nova, entendia dever estar.

Seminários, caminhadas do IPO, festivais de sustentabilidade, limpezas de rios, entrevistas, vídeo clips promocionais, dar a cara contra a violência doméstica, visitas a embaixadas, idas ao estrangeiro, foram algumas das muitas atividades a que a nossa Miss se dedicou no ano letivo 18/19. Reencontramo-nos no jantar de finalistas e desejei-lhe felicidades para o curso superior e concursos de beleza em que entraria.

Revi-a no início deste ano na escola e questionei: Por aqui? Não devias estar a ser praxada numa universidade? Resposta: “A matemática, stôr…”. Ainda hoje a matemática no 12º ano não se compadece com vi(d)as de alto rendimento e as escolas continuam a não poder apoiar devidamente quem, em representação do País, é obrigada a ausências prolongadas. Ao que parece, a beleza não é contemplada pelo ministério da educação como possível vi(d)a para o alto rendimento.

No regresso das Filipinas onde, durante um mês se empenha em ser Miss Earth - coroada ou não - a Bruna sabe que terá família e amigos, orgulhosos da sua prestação.

O último cartaz com que a vi, dizia *“We are the problem but we are the solution too”.

Sendo a frase válida para o ambiente, acredito que já está a avisar a matemática que, com dedicação plena, a vitória na próxima luta com a disciplina, será dela.

*”Nós somos o problema mas nós somos a solução também”


Autor: Carlos Mangas
DM

DM

4 outubro 2019