twitter

Trabalhos em altura nos Congregados para "mostrar" horas certas

Trabalhos em altura nos Congregados para "mostrar"  horas certas
Fotografia

Publicado em 24 de setembro de 2019, às 17:12

No centro de Braga.

Os dois mostradores da Basílica dos Congregados foram alvo de manutenção de forma a acertar o mecanismo para que este desse «horas certas». «Um dos mostradores já tem mais de 50 anos e estava a precisar de uma manutenção. Pois os relógios ou são para estar corretos ou parados, até porque parados dão duas vezes ao dia horas certas», disse ao Diário do Minho o responsável da empresa que está a fazer a manutenção, Carlos Jerónimo.
Os ponteiros fora retirados por dois indivíduos, profissionais dos trabalhos com cordas e em altura, e voltaram a ser colocados, ao mesmo tempo que se procedeu a toda a manutenção do sistema mecânico.
«Estes mostradores trabalham no mesmo mecanismo dos sinos. É importante estarem certos, até porque esta é uma igreja de Braga central e que muita gente se orienta para saber que horas são», referiu Carlos Jerónimo. Segundo apurou o Diário do Minho junto dos responsáveis da Basílica dos Congregados, a manutenção do mecanismo e dos mostradores representa um investimento de 2500 euros.
Autor: Nuno Cerqueira