twitter

Futebol a sério – canal 11

Recentemente a Federação Portuguesa de Futebol criou um canal próprio - o 11. Para além da oportunidade que nos dá de assistir a jogos que de outra forma não veríamos, por não terem valor comercial, somos brindados com programas em que se fala, verdadeiramente, de futebol. De entre estes, o que me enche as medidas é transmitido às 5ªs feiras à noite - Futebol a sério - com o Professor Jesualdo e a Sofia Oliveira. Até o título é bem conseguido, pois, no programa fala-se mesmo de futebol e o professor, como é seu hábito, raramente se ri, embora a Sofia Oliveira, às vezes, poucas, consiga o milagre. Ou seja, temos o sério em duplo sentido.

Quando da apresentação do que viria a ser o formato/conteúdos do programa, o professor afirma que se irá “sujeitar a exames semanais e abordar o futebol sob um ponto de vista cognitivo”. Apetece-me dizer, cá se fazem, cá se pagam. No início deste século, quando da sua 1ª passagem pelo SCB, também o professor sujeitou jovens treinadores de escalões de formação a exames semanais, em que (n)os obrigava a puxar pelo…cognitivo. À época, enquanto responsável pelo sub 17, tive o grato prazer de conviver e aprender semanalmente com o professor e sua equipa técnica que, integrava também o Rui Águas, o João Cardoso e o Vital.

Eram reuniões semanais e extremamente produtivas em que o professor ouvia e questionava. Tinha o “desplante” de solicitar ideias de exercícios tipo (como se não soubesse) para aplicar em treino, por forma a resolver determinadas situações que o jogo nos colocava; falava sobre o jogo que iriam ter no fim de semana e questionava como o abordaríamos, no seu lugar; colocou elementos da sua equipa técnica em situações pontuais a apoiar treino individualizado na formação (relembro Rui Águas a dar dicas de movimentação ao Cícero); solicitava relatórios pormenorizados de atletas a quem reconhecêssemos elevado potencial;

Integrou dois atletas sub 17, Bruno Gama - como titular - e João Pedro, na equipa que inaugurou o novo Municipal; colocou treinadores da formação a fazer observação e relatórios de jogo, de futuros adversários da equipa sénior e/ou de jogadores que pudessem interessar ao clube. Um dos que me tocou, foi ir a Guimarães observar o VSC e em simultâneo fazer relatório de dois jogadores do Rio Ave (Vandinho e Jaime). Senti-me a voltar à faculdade…em exame.

Em muitos anos de ligação ao futebol de formação do SCB, Jesualdo Ferreira foi o ÚNICO treinador que vi construir uma verdadeira ponte entre a equipa sénior e o futebol de formação, pelo que, um dia escrevi e hoje reafirmo não cometer nenhuma heresia se disser que nos aspetos organizacionais, tático-técnicos e linguísticos, o treinador com maior cota de responsabilidade na rota de sucesso do Sporting de Braga do século XXI, foi o professor Jesualdo Ferreira.

Por isso, cabe-me dar os parabéns à F.P.F e a quem idealizou o programa, ao terem a lucidez de aproveitar quem demonstra semanalmente ter tanto para nos ensinar, ainda.


Autor: Carlos Mangas
DM

DM

20 setembro 2019