twitter

? "Smart City" de Esposende já abriu Forte e instalou "octo"

? "Smart City" de Esposende já abriu Forte e instalou "octo"
Fotografia

Publicado em 05 de setembro de 2019, às 22:57

Dst Group é parceiro no projeto.

https://youtu.be/_jI9BenaQN0   A "Smart City" de Esposende começou hoje a dar os primeiros passos. Para além de abrir ao público o Forte de São João Baptista ao fim de várias décadas, foi inaugurada uma instalação artística ambiental numa duna junto ao passadiço do Forte que dá a ouvir sons do infinito "octo _ _ _ _" através da Dst group, parceiro da autarquia para as tecnologias digitais que instalou a obra de arte.
O projeto “Esposende SmartCity” é composto por cinco eixos: Esposende cidade Analítica, Esposende cidade Resiliente, Esposende cidade Preditiva, Esposende cidade de Conhecimento e Educação e, ainda, Esposende Território Criativo.
O edil Benjamim Pereira explicou ao Diário do Minho que o que diferencia de outras cidades inteligentes é a arte pública. «Esposende quer diferenciar-se no contexto das Smart City com arte e escultura pública em interação com as novas tecnologias digitais. Queremos oferecer um produto, a quem cá vive e visita, diferenciador em termos de momentos de arte pública», apontou o presidente da Câmara, Benjamim Pereira. A instalação ambiental, uma "provocação" pela arte, é designada por "Octo _ _ _ _", da autoria de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais, e conjuga no espaço natureza, som, escultura e enquadramento paisagístico entre a duna e o Forte de São João Baptista. [Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]  
Autor: Nuno Cerqueira