Fotografia: DM

Prova no Bom Jesus testa o esforço de centenas de bombeiros de vários países

“Bombeiro de Elite” realiza-se no Bom Jesus pelo terceiro ano consecutivo.

Rita Cunha
10 Ago 2019

Está marcada para o dia 28 de setembro a terceira edição daquela que é considerada a maior prova do mundo do género: “Bombeiro de Elite”.

Tendo como pano de fundo os escadórios de Bom Jesus, Santuário recentemente eleito Património Mundial da UNESCO, esta iniciativa conta com a presença de entre 600 a 700 bombeiros de vários pontos do país e além-fronteiras que, desta forma, irão testar a sua resistência física e os seus limites.

Ao todo, são 566 degraus os que os participantes terão de subir, no menor tempo possível, envergando equipamento completo de proteção individual de bombeiro (casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório circuito aberto), num peso de aproximadamente 20 quilos.A distância é de 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros.

Este ano está já ultrapassado o número de participantes de 2018. A a última atualização dava conta de 600 bombeiros inscritos oriundos de 118 corporações de bombeiros portuguesas e de outros países da Europa.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up