Fotografia: CMB

Braga instala sistema inteligente que gere a iluminação pública

Investimento em projeto de inteligência urbana visa reduzir as emissões de gases com efeito estufa e a intensidade carbónica na cidade de Braga

Joaquim Martins Fernandes
30 Jul 2019

A Câmara Municipal de Braga acaba de instalar, na totalidade do perímetro da urbano da zona Norte da cidade, equipamentos inovadores «que se constituem como uma solução completa de Iluminação Pública Inteligente».

A revelação foi feita hoje pela autarquia, em nota de imprensa que precisa que a área intervencionada localiza-se na zona do Pachanço, cobrindo um espaço de quase 4,5 hectares, e que foi «considerada uma zona piloto de instalação».

A intervenção é financiada pelo Fundo Ambiental, no âmbito do projeto BUILD – Braga Urban Inovation Laboratory. O investimento permite a conversão da iluminação convencional para iluminação LED, incluiu uma plataforma de gestão telemétrica e envolve oito instituições parceiras do Município de Braga, entre as quais a Universidade do Minho e o Instituto Internacional Ibérico de Nanotecnologia e as juntas de freguesia de São Victor e de São Vicente.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up