Fotografia: Inês Costa Monteiro

Prémio Literário Manuel de Boaventura entregue na sexta-feira a Filipa Martins

Prémio Literário Manuel de Boaventura foi criado com o intuito de homenagear e divulgar aquele escritor

Redação / NC
26 Jun 2019

A Câmara de Esposende entrega na sexta-feira o Prémio Literário Manuel de Boaventura 2019 à escritora Filipa Martins, pelo romance “Na Memória dos Rouxinóis”, anunciou hoje o município.

O prémio, de periodicidade anual, tem o valor pecuniário de 7500 euros e contempla a modalidade da criação narrativa de romances ou de contos da autoria de escritores de língua portuguesa.

À edição deste ano concorreram 110 obras, provenientes tanto de Portugal como do Brasil.

Por unanimidade, o júri decidiu atribuir o prémio a Filipa Martins, considerando que “Na Memória dos Rouxinóis” é «uma obra reveladora de uma muito assinalável maturidade literária, visível no modo como uma imaginação exuberante se declina numa arquitetura narrativa extremamente precisa».

O júri destacou ainda «a originalidade do texto e o seu notável investimento estilístico».

Na primeira edição, em 2017, o prémio foi atribuído à escritora Ana Margarida de Carvalho, com o romance “Não se pode morar nos olhos de um gato” (2016).

O Prémio Literário Manuel de Boaventura foi criado com o intuito de homenagear e divulgar aquele escritor e homem de cultura natural de Vila Chã, Esposende, que viveu entre 1885 e 1973.





Notícias relacionadas


Scroll Up