twitter

UMinho vai acolher primeiro centro partilhado em Portugal que visa a inovação

UMinho vai acolher primeiro centro partilhado em Portugal que visa a inovação
Fotografia

Publicado em 25 de junho de 2019, às 23:38

Plataforma para transformação digital na indústria e na sociedade.

A Universidade do Minho (UMinho) vai acolher, com o apoio do Governo de Portugal, uma estrutura do Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia (EIT). A EIT Digital Braga Satellite irá contribuir para integrar Portugal, de uma forma mais plena, no vasto ecossistema de inovação europeu.
O evento inaugural vai ter lugar no dia 26 de junho, a partir das 10H00, no GNRation, em Braga, contando com a presença dos ministros da Economia, Pedro Siza Vieira, do Planeamento, Nelson Souza, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
A EIT Digital Braga Satellite é o primeiro centro partilhado do EIT a abrir em Portugal e tem como parceiros a UMinho, o DTx - Digital Transformation CoLab, o INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, o BGI – Building Global Innovators e as empresas WaveCom e Bright Pixel e irá servir todo o país. Com um orçamento anual na ordem dos 100 milhões de euros, a EIT Digital é uma organização europeia de inovação digital e educação empresarial de vanguarda, orientada para a transformação digital na Europa, sendo uma das oito comunidades de inovação do Instituto Europeu da Inovação e Tecnologia. Este Instituto tem dez centros partilhados por toda a Europa, com o objetivo de aumentar o investimento em I&D, intensificar a partilha de conhecimentos entre as universidades e a indústria, desenvolver as aptidões digitais em todos os setores e promover a oferta de Portugal aos investidores e aos talentos. A EIT Digital proporciona ao mercado inovações digitais revolucionárias e gera talento empresarial para o crescimento económico e a melhoria da qualidade de vida na Europa. Fá-lo, mobilizando 200 entidades europeias, entre elas PME’s, start-ups, universidades e centros de investigação. Concentra-se no empreendedorismo e destaca-se na integração da formação, investigação e negócios ao aproximar estudantes, investigadores, engenheiros, desenvolvedores de negócios e empresários/empreendedores. Para tal dispõe de uma rede pan-europeia de Centros Partilhados em Berlim, Budapeste, Eindhoven, Estocolmo, Helsínquia, Londres, Madrid, Paris e Trento. A EIT Digital também dispõe ainda de um centro em Silicon Valley (EUA). Para mais informação, visite o site: www.eitdigital.eu
Autor: Redação / NC