Espaço do Diário do Minho

Campos de férias: o que cobre o seguro
13 Jun 2019
Ana Sofia Aguiar

Numa altura em que se aproximam as férias grandes dos mais novos, os pais começam a questionar-se onde os deixar durante este tempo. Assim, os campos de férias são uma opção, mas a questão do seguro preocupa os encarregados de educação.

Desta forma, os campos de férias organizados para acolher jovens dos 6 aos 18 anos são obrigados a contratar um seguro de acidentes pessoais que cubra todas as atividades praticadas durante a estadia. Mesmo que o campo promova atividades radicais, que tipicamente são excluídas por estes seguros, desde que sejam praticadas no contexto das férias contratadas pelos pais, estão automaticamente cobertas pelo seguro.

Em caso de acidente, o seguro de acidentes pessoais dos campos de férias garante o pagamento das despesas de tratamento das crianças ou jovens, até ao limite de 6 000 euros. Já nos casos mais graves, em que o acidente provoca a invalidez permanente da criança, está previsto o pagamento de uma indemnização à família no valor de € 48 000, correspondendo a 80 remunerações mínimas nacionais. Na invalidez parcial, a indemnização é proporcional à percentagem de incapacidade.

Se do acidente resultar a morte de crianças maiores de 14 anos, o seguro paga uma indemnização no valor de 48 000 euros. Por lei, os seguros não podem pagar indemnizações por morte de menores de 14 anos.

Antes da inscrição, apure os procedimentos do campo de férias em caso de acidente, nomeadamente sobre o centro de saúde ou hospital a que poderão recorrer em situações de emergência. Todos os assuntos relacionados com o pagamento de despesas por acidente devem ser sempre tratados com a organização do campo de férias e nunca diretamente com a seguradora.

Para esta e outras questões poderá contactar-nos presencialmente na Av. Batalhão Caçadores 9, em Viana do Castelo, através do 258821083 ou ainda para deco.minho@deco.pt.



Mais de Ana Sofia Aguiar

Ana Sofia Aguiar - 27 Jul 2019

No passado dia 26 de julho comemorou-se o Dia Mundial dos Avós e, nos dias que correm, com uma população cada vez mais envelhecida, várias são as notícias que referem casos de idosas vítimas de fraudes, burlas e outros esquemas maliciosos que visam a obtenção do lucro fácil sem olhar nem à idade ou às […]

Ana Sofia Aguiar - 18 Jun 2019

Existem alguns problemas que podem surgir com as reservas em hotéis, pousadas ou residenciais. Uma das formas de evitar transtornos durante a sua estadia é confirmar no momento da reserva quais os serviços incluídos e os respetivos preços e, se tiver dúvidas, questionar a entidade hoteleira. Deverá igualmente fazer-se acompanhar de documentação comprovativa da reserva.  […]

Ana Sofia Aguiar - 27 Mar 2019

Sem prejuízo dos esforços que têm sido feitos na área da saúde, o certo é que, durante muito tempo, existia uma enorme relutância em associar a saúde à política dos consumidores. Ao mesmo tempo, com as nossas publicações e o trabalho junto dos consumidores, verificávamos, cada vez mais, que os consumidores não reclamavam em virtude […]


Scroll Up