Fotografia: DR

“Extra Code” de Esposende vence Expo Empresas Escolares

Alunos da EB António Correia de Oliveira.

Nuno Cerqueira
7 Jun 2019

O projeto “Extra Code”, da autoria dos alunos do 8.º D da EB António Correia de Oliveira, do concelho de Esposende, obtiveram o 1.º lugar na Expo Empresas Escolares, evento promovido pela CIM Cávado que teve lugar no Parque da Cidade de Barcelos.

Segundo fonte do agrupamento de escolas António Correia de Oliveira, o “Extra Code” é uma empresa criada pela turma no âmbito do Programa “UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas.

«Produz etiquetas de cetim, autocolantes, para vestuário, calçado, mochilas, chapéus, máquinas de calcular ou outros objetos, com QRCode contendo identificação do aluno com nome e o número de matrícula e, opcionalmente, contacto do Encarregado de Educação», frisa.

O objetivo deste projeto é simples. Pretende-se que, sempre seja encontrado um objeto perdido/esquecido nos espaços escolares, os assistentes operacionais possam, através da leitura do QRCode, identificar o aluno a quem pertence e proceder à sua entrega ou notificar, através de SMS ou e-mail, o encarregado de educação.


Esta ideia de negócio inovadora convenceu o juri da CIM Cávado, pois é visto como «uma solução para um problema muito comum à generalidade das escolas».

O agrupamento já felicitou alunos e professores, pois é «o reconhecimento do seu trabalho», agradecendo a todos que «apoiaram a concretização deste projeto».





Notícias relacionadas


Scroll Up