Fotografia: DR
Dia Mundial do Ambiente assinalado na UMinho com colocação de Pontos de Recolha de Roupa

Ações foram desenvolvidas em três programas específicos.

Redação / NC
6 Jun 2019

Tendo como mote a celebração do Dia Mundial do Ambiente e com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade académica para a adoção de práticas mais sustentáveis e amigas do ambiente, os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) levaram a cabo um conjunto de iniciativas nos Campi da Universidade.

O tema escolhido para este ano foi a economia circular e valorização de recursos, tendo os SASUM desenvolvido, três programas específicos: campanha de recolha e reutilização de roupas usadas; campanha de incentivo à correta separação de resíduos orgânicos e recicláveis; e campanha digital de incentivo à reciclagem.

Estando a primeira iniciativa centrada na reutilização de roupas usadas e no apoio às populações mais desfavorecidas, foi estabelecida uma parceria com a Ultriplo no sentido de instalar, nos Campi de Braga e Guimarães, pontos de recolha de roupa usada.

Com a ação pretende-se reforçar o papel que os SASUM têm vindo a desenvolver no que diz respeito ao combate às desigualdades sociais e à promoção de um desenvolvimento sustentável holístico e integrado. O arranque da Campanha contou com a presença do Pró-Reitor para a Qualidade de Vida e Infraestruturas, Paulo Cruz.

Em declarações, o coordenador do Gabinete de Sustentabilidade dos SASUM, Diogo Arezes, afirmou que “este é um programa que se reveste de enorme importância, tanto a nível ambiental, uma vez que possibilita prolongar a vida útil de roupas que, de outra forma, não teriam grande utilidade, como a nível económico e social, dado que torna possível prestar um apoio mais efetivo a pessoas e famílias que estejam a passar por dificuldades”.

Noutro contexto, foi também desenvolvida uma campanha, nas cantinas da UMinho, de incentivo à correta separação de resíduos orgânicos e recicláveis. A iniciativa, operacionalizada em parceria com o curso de Engenharia Biológica da Universidade, no âmbito de projetos a decorrer neste departamento e em parceira com Departamento Alimentar dos SASUM, contou com a presença de estudantes e trabalhadores durante o período de refeições, que levaram a cabo um conjunto de ações de sensibilização para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, junto da comunidade académica.

Simultaneamente a estas duas iniciativas, os SASUM, em parceria com a Associação Académica (AAUM), lançaram ainda uma campanha digital de incentivo à reciclagem com o objetivo de aumentar a quantidade de resíduos encaminhados para tratamento e valorização.

Com estas ações, os SASUM pretendem sensibilizar toda a comunidade académica para a adoção de estilos de vida mais sustentáveis, amigos do ambiente, e promotores de uma maior qualidade de vida e de bem-estar das populações.





Notícias relacionadas


Scroll Up