twitter

Marcelo promulga diploma que constitui Hospital de Braga como Entidade Pública Empresarial

Marcelo promulga diploma que constitui Hospital de Braga como Entidade Pública Empresarial
Fotografia

Publicado em 25 de maio de 2019, às 11:46

Hospital de Braga passou a EPE.

O Presidente da República promulgou na sexta-feira o diploma do Governo que aprova a constituição do Hospital de Braga como Entidade Pública Empresarial, informou o portal da Presidência. Ao que tudo indica os novos administradores da EPE já são conhecidos do Governo. Marcelo Rebelo de Sousa refere que, atendendo a que o prazo de concessão vigente termina "dentro de três meses", o Governo pode escolher, ao abrigo da Lei de Bases da Saúde, "entre vários caminhos para o futuro", tendo "a sua escolha política sido a da criação de uma Entidade Pública Empresarial".
A constituição do Hospital de Braga enquanto Entidade Pública Empresarial, que entra em vigor a partir de 01 de setembro, foi aprovada pelo Governo em 02 de maio.
O hospital é gerido em Parceria Público-Privada (PPP) pela Escala Braga desde 2009, devido a um acordo entre o Governo, então liderado por José Sócrates, e o Grupo Mello Saúde.
O contrato de gestão em regime de PPP termina em 31 de agosto.
Em dezembro do ano passado, a ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou, no final de uma audição na comissão parlamentar de Saúde, que o Hospital de Braga iria voltar à esfera do Serviço Nacional de Saúde por "indisponibilidade definitiva" do gestor privado, a José de Mello Saúde, em prolongar o atual contrato de gestão público-privada. Para o Governo, a criação de uma Entidade Pública Empresarial é "a opção possível para o hospital, que funciona hoje já com uma gestão empresarial, para assegurar a continuidade do seu normal funcionamento".
Autor: Redação / NC