twitter

Administradores da “nova” EPE do Hospital de Braga vêm de Vila Real

Administradores da “nova” EPE do Hospital de Braga vêm de Vila Real
Fotografia

Publicado em 25 de maio de 2019, às 11:37

A ministra Marta Temido já terá feito saber ao restante Governo os nomes escolhidos.

A nova administração da Entidade Pública Empresarial (EPE) do Hospital de Braga já está a ser constituída e este jornal sabe que ao que tudo indica já há elementos escolhidas para a cabeça da referida administração. Entretanto o Presidente da República promulgou diploma que constituí o Hospital de Braga numa EPE. Os nomes de dois dos administradores apontados a Braga podem mesmo vir de Vila Real, nomeadamente do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.
O atual presidente do Conselho de Administração, João Porfírio Carvalho de Oliveira, e o vogal executivo, Manuel Amaro Fernandes Ferreira, podem ter que destino a gestão da nova EPE do Hospital de Braga.
João Oliveira é natural de Vila Nova de Gaia e faz 51 anos já no próximo mês no dia de São João. Licenciado em Matemática Aplicada e pós-gradução em Administração e Gestão da Saúde, ambas pela Universidade Lusíada, o atual presidente do Hospital de Vila Real foi vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João e Hospital de São João, entre 2009-2016. Já Amaro Ferreira, 52 anos e nascido em Braga, licenciou-se em Gestão de Empresas em Évora e tem mestrado em Finanças e Fiscalidade na Faculdade de Economia do Porto. Este bracarense também foi vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João (2014 - 2016), vogal Executivo do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (2011-2013) e vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Alto Minho. A ministra Marta Temido já terá feito saber ao restante Governo os nomes escolhidos, estando já o processo em curso e que culminará com a publicação da equipa escolhida em Diário da República, isto depois do Conselho de Ministros ter aprovado o fim da Parceria Público Privada (PPP) que vai terminar a gestão já a 31 de agosto. Recorde-se que, em comunicado, o Conselho de Ministros alertou para importância de preparar a nova gestão pública que entrará em funções a 1 de setembro. [Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Nuno Cerqueira