twitter

Investigação diz que modelos computacionais devem estar na base dos fatos espaciais

Investigação diz que modelos computacionais devem estar na base dos fatos espaciais
Fotografia

Publicado em 22 de maio de 2019, às 23:36

professor da Universidade do Minho, Pedro Arezes

O professor da Universidade do Minho, Pedro Arezes, que integra uma investigação sobre o desenvolvimento de fatos espaciais para usar em Marte, defende que aquelas vestimentas devem ser feitas tendo por "base modelos computacionais", anunciou hoje aquela instituição.
A Universidade do Minho (UMinho) explica que, segundo aquele catedrático da Escola de Engenharia, devem ser levados em conta "múltiplos fatores" adaptados a "cada astronauta" que usará cada um dos fatos.
"Isso permite evitar lesões musculoesqueléticas, alterações biomecânicas e dificuldades de desempenho que os atuais fatos provocam aos astronautas, sendo sobretudo decisivo em missões fora da nave e de longa duração, como nas previstas missões tripuladas a Marte e à Lua" explica a UMinho. Segundo refere a universidade, a missão humana a Marte pode demorar mais de 15 meses e "acarreta muitos desafios, como manter o estado de saúde dos astronautas e, em simultâneo, o seu elevado desempenho", pelo que Pedro Arezes defende que "as características das tarefas a desenvolver requerem fatos espaciais mais avançados". Para o também diretor nacional do Programa MIT Portugal - uma parceria entre o Governo português e a prestigiada universidade norte-americana -, "este é mais um estudo em que a ciência portuguesa dá um contributo para a área do Espaço, reforçando e dando corpo à estratégia nacional que tem vindo a ser assumida, como é bem visível na recente criação da Agência Portuguesa para o Espaço". Além do desafio no design do fato, é necessário que a "construção desses sistemas entenda a relação complexa entre o fato espacial e a interação humana" pelo que se "torna necessário desenvolver ferramentas computacionais que permitam avaliar os fatos espaciais" antes mesmo destes serem testados pelos astronautas, lê-se no comunicado.
"É exatamente aqui que os modelos computacionais poderão simular o desempenho dos astronautas, constituindo-se uma ferramenta fulcral na conceção dos fatos", sublinha Pedro Arezes no texto.
O desenho e conceção destes deve considerar a interação entre vários fatores, "como a massa e volume dos fatos, o esforço exigido para caminhar, a mobilidade e agilidade necessárias e a adequação do fato à anatomia específica do astronauta", enumera a academia minhota. "Sem essa otimização pode surgir um conjunto de lesões, como eritemas, escoriações, fadiga muscular, parestesias, contusões e edemas, diz o também coordenador do Grupo de Ergonomia e Fatores Humanos da UMinho. O estudo de Pedro Arezes foi feito em coautoria com cientistas do MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, e acaba de ser publicado na revista científica "Aerospace Medicine and Human Performance".
Autor: Redação