twitter

Apreensão de mais de duas toneladas de amêijoa em Valença

Apreensão de mais de duas toneladas de amêijoa em Valença
Fotografia

Publicado em 20 de maio de 2019, às 20:44

Foi identificado um homem com 46 anos.

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro (DCC) de Matosinhos, anunciou hoje ter apreendido 2 175 quilos de bivalves, com o valor presumível de 19 500 euros, no concelho de Valença. «Durante uma ação de fiscalização rodoviária orientada para a verificação e controlo do transporte de pescado fresco e moluscos bivalves, os militares detetaram uma viatura que transportava amêijoa-japonesa, Ruditapes philippinarum, a qual não possuía o tamanho mínimo legal para puder ser capturada e comercializada, isto é, de 4 cm, e além disso, os bivalves não possuíam documentos que garantissem a sua rastreabilidade», frisou o DCC de Matosinhos.
A falta de rastreabilidade pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas.
Foi identificado um homem, com 46 anos, sendo elaborado o respetivo auto de notícia por contraordenação, devido ao transporte de espécies bivalves em estado imaturo e por falta de rastreabilidade, que constituem infrações puníveis com coima máxima de 37 500 e 25 000 euros, respetivamente.
Autor: Redação / NC