Fotografia: Rui de Lemos

Celorico de Basto promete reabrir edifício dos antigos Paços do Concelho em 2020

O edifício está a ser reabilitado.

Rui de Lemos
27 Abr 2019

O edifício dos antigos Paços do Concelho de Celorico de Basto está a ser reabilitado. A obra promete devolver o edifício histórico e simbólico ao usufruto público nas comemorações dos 500 anos de atribuição do Foral, em março de 2020.

O emblemático edifício dos antigos Paços do Concelho de Celorico de Basto está a ser integralmente requalificado, preservando as fachadas, num investimento superior a 750 mil euros. «A obra estará pronta por altura das comemorações dos 500 anos de atribuição do Foral, em março de 2020», garantiu, ontem, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, à margem do ato simbólico que assinalou os 300 anos da mudança da sede do concelho da Villa de Basto (Castelo) para a Nova Vila de Freixieiro.

Aquela efeméride foi assinalada com o descerramento de uma pequena placa evocativa daquele aniversário da atual sede do concelho, colocada num dos edifícios públicos construídos na primeira metade do século XVIII, na sequência da mudança da sede concelhia, por decreto do D. João V, em 1719. Os edifícios, sobranceiros à praça Albino Alves Pereira, cuja placa de toponímia está exatamente fixada no antigo edifício dos antigos Paços do Concelho, foram o centro das funções administrativas e comerciais ao longo de séculos, destacando-se pelos brasões com as armas reais que ostentam.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up