twitter

Braga acolhe Semana de Turismo de Fronteira durante quatro dias

Braga acolhe Semana de Turismo de Fronteira durante quatro dias
Fotografia

Publicado em 27 de abril de 2019, às 01:23

O evento que têm lugar na Praça da República.

A cidade de Braga acolhe entre 30 de maio e 02 de junho a Semana de Turismo de Fronteira, que vai reunir especialistas em turismo de toda a Europa para discutir o desenvolvimento de um plano estratégico. Em comunicado, o Eixo Atlântico revela que a Semana de Turismo de Fronteira arranca, a 30 de maio, com I Fórum Internacional de Turismo de Fronteira, onde, em cima da mesa, estarão questões como o efeito da fronteira no desenvolvimento de turismo e a sua confluência com programas europeus de turismo nos seus diferentes âmbitos (patrimonial, histórico, natural ou cultural), bem como o diagnóstico e o desenvolvimento de um plano estratégico de turismo de fronteira.
Em análise estarão também as experiências de outras fronteiras europeias com uma revisão às denominadas "boas práticas" em países como Estónia, Grécia, Hungria, República Checa ou Roménia, através dos parceiros do Eixo Atlântico no projeto europeu EPICAH, cujo grupo de trabalho composto por oito regiões fronteiriças europeias, que têm vindo a refletir e analisar propostas para a preservação do património e o seu aproveitamento turístico".
Em paralelo, o Eixo Atlântico lidera ainda o projeto Destino Frontera, do qual também fazem parte os membros da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), que tem como objetivo "a identificação de fontes para o desenvolvimento económico e o repovoamento da fronteira baseado num turismo sustentável e centrado no património natural, cultural e monumental da totalidade da fronteira luso-espanhola". Em ambos os casos, refere aquele organismo, o novo conceito de Turismo de Fronteira é uma evolução do conceito "Dois países, um Destino" que nasceu na eurorregião Galiza - Norte de Portugal e que está a ser alargado a outras fronteiras europeias. De acordo com a entidade transfronteiriça, o I Fórum Internacional de Turismo de Fronteira Europeu será a antessala da quinta edição da Feira de Turismo de Proximidade do Eixo Atlântico, Expocidades, que se realiza em Braga, entre 30 de maio e 02 de junho. O evento que têm lugar na Praça da República, no centro da cidade, permitirá percorrer num único espaço a diversidade da oferta das cidades que integram o Eixo Atlântico, a sua cultura, património e gastronomia.
Autor: Redação / NC