twitter

Câmara de Braga vai investir 2,8 ME na requalificação de ciclovia

Câmara de Braga vai investir 2,8 ME na requalificação de ciclovia
Fotografia

Publicado em 23 de abril de 2019, às 21:50

Objetivos passam por “atacar” a “degradação física” da ciclovia e corrigir as dezenas de pontos identificados como sendo de risco.

A Câmara de Braga aprovou hoje o lançamento de concurso público, por 2,8 milhões de euros, para a requalificação da ciclovia da Variante da Encosta e sua extensão até à envolvente da Universidade do Minho.
Segundo o presidente da Câmara, Ricardo Rio, a obra, se tudo correr bem, deverá arrancar em janeiro de 2019, sendo o prazo de execução de um ano.
O autarca frisou que os objetivos passam por “atacar” a “degradação física” da ciclovia e corrigir as dezenas de pontos identificados como sendo de risco de atropelamento.
Rio disse que logo em 2005, quando a ciclovia foi inaugurada, foram identificadas “23 entradas com risco de atropelamento de ciclistas”.
Adiantou ainda que “a ciclovia vai ficar mais extensa”, sem, no entanto, especificar a extensão do aumento.
Já o PS, pela voz do vereador Artur Feio, disse que a ecovia “não vai ficar com um único metro linear a mais”.
“Será apenas e só a reabilitação do que já existia”, referiu, lembrando que a ecovia, com uma extensão de 4,4 quilómetros, foi inaugurada em 2005, numa altura em que a Câmara era liderada pelo socialista Mesquita Machado. Disse ainda que, nessa altura, a ecovia custou 250 mil euros e questionou como é que agora se vai gastar cerca de 2,8 milhões na reabilitação.
“Temos um dinheiro que é mal empregue”, referiu.
O vereador da CDU, Carlos Almeida, classificou o projeto de “bastante arrojado”, augurando que “não vai ser fácil” resolver o problema da falta de segurança dos utentes. “Estou algo preocupado com a execução do projeto”, referiu.
Autor: Redação